UNTOVAS

UNique TOken VAlidation System

Nunca como hoje o termo “Fake News” tem obtido tanta atenção. Se as “Fake News” podem mudar resultados eleitorais, um dos grandes problemas que as entidades oficiais, e organizações voluntárias como a VOST Portugal enfrentam, é a disseminação de informação falsa nas redes sociais durante fenómenos meteorológicos adversos, catástrofes naturais, ou outro tipo de eventos.

Sem um sistema de validação da informação colocada nas redes sociais, a mesma não é útil às entidades oficiais responsáveis pelas tomadas de decisão

Um dos objectivos da VOST Portugal é de o pensar em soluções que possam ser usadas a nível de todas as VOST mundiais, e que possam ser também usadas pelas entidades oficiais. Recentemente fomos convidados a dar o nosso feedback sobre a plataforma Anywhere2020. Esta plataforma tem como objectivo dar ferramentas às entidades oficiais sobre eventos baseada em informação recolhida nas redes sociais. Na apreciação que fizemos do projecto, um dos temas que nos pareceu ter mais importância foi o de como fazer a validação da informação antes da mesma integrar a plataforma. 

A nossa proposta conceptual

A UNTOVAS é uma solução que passa por criar uma ferramenta que permite gerar tokens únicos que podem ser usados pelas equipas VOST, entidades oficiais, e outras entidades devidamente credenciadas para o efeito, de modo a fazer o flag a um determinado conteúdo, fazendo com isto que o mesmo seja adicionado a qualquer plataforma de gestão de ocorrências ou não, mediante a validação dos diversos operadores, permitindo também de modo automático avisar os vários seguidores das entidades envolvidas se uma informação se trata de uma falsa notícia. 

COM ESTA SOLUÇÃO PRETENDEMOS COMBATER A DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO FALSA NAS REDES SOCIAIS DURANTE UM FMA​