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A Terra Tremeu em Sines

Introdução

O terramoto que ocorreu perto de Sines, Portugal, no dia 26 de agosto de 2024, com uma magnitude de 5.3, não só abalou o solo como também destacou o papel crítico dos voluntários digitais da VOST Portugal. Aqui analisamos a forma como operamos durante este tipo de eventos, mostrando o seu impacto através do envolvimento em tempo real em plataformas como o Twitter (agora X)

Ativação imediata e divulgação de informações

  • Resposta rápida: A VOST Portugal foi das primeiras a partilhar detalhes oficiais após o terramoto, garantindo que o público recebia rapidamente informações precisas. A primeira mensagem foi colocada no Twitter às  5h33  (22 minutos após o sismo), e de imediato tranquilizando os nossos seguidores relativamente ao risco inexistente de tsunami.
  • Envolvimento: Após estas mensagens incentivámos os nossos seguidores a a preencher o questionário oficial do IPMA. Preencher o questionário não só ajuda na recolha de dados para estudos sísmicos como também envolve a comunidade nos esforços científicos. O link para o questionário do IPMA foi usado mais de 5700 vezes pelos nossos seguidores. Este apelo que fizemos veio demonstrar, infelizmente, a falta de capacidade da infraestrutura tecnológica do site do IPMA, que deverá ser repensada de modo a conseguir lidar com este tipo de tráfego quando um sismo acontece no nosso território.

Apoio e educação da comunidade

  • Conteúdo educacional: Como é hábito, a VOST Portugal pegou em temas complexos e transformou os mesmos em linguagem acessível para todos,  explicando os movimentos tectónicos em termos simples, e outros conceitos mais técnicos de modo a que os nossos seguidores estejam mais informados.
  • Garantia de calma e combate à desinformação: Ao abordar os medos comuns e fornecer actualizações factuais, a VOSTPT desempenha um papel crucial na gestão da ansiedade do público, como se viu na sua resposta ao terramoto em Marrocos ou durante os incêndios florestais em Portugal, aconselhando a não divulgação de informações não verificadas. Cada vez mais as catástrofes naturais atraem focos de desinformação que a VOST Portugal combate com factos.

Integração tecnológica e confiança

  • Utilização da tecnologia: NA VOSTPT utilizamos as plataformas,  como o Twitter,  para actualizações em tempo real, o que é hoje em dia fundamental durante uma crise. Plataformas como o Facebook, no entanto, não são as ideais para a comunicação de crise devido ao seu algortimo não cronológico. As nossas  mensagens ligam frequentemente a recursos oficiais ou fornecem informações diretas aos nossos seguidores, com indicações de recursos oficiais adicionais.
  • Criar confiança: Ao ser uma fonte fiável de informação, a @VOSTPT ajuda a manter a confiança do público em tempos de crise, o que é essencial para uma gestão eficaz.

 

Resultados

Apesar da disseminação de conteúdos em outras plataformas – Mastodon, BlueSky, Threads – o maior impacto para disseminação de informação durante uma crise continua a acontecer na rede social Twitter.  Os nossos conteúdos foram vistos mais de 823 mil vezes naquela rede social, e disseminados por diversas contas que podem ser consideradas de opinion makers e decisores.

Conclusão

A ativação da VOSTPT durante o sismo de Sines exemplifica o poder do voluntariado digital na gestão de crises. A nossa abordagem, que combina a rápida disseminação de informação com o envolvimento e a educação da comunidade, não só ajuda na resposta imediata como também constrói uma sociedade mais informada e resiliente. Este papel transcende a mera partilha de informação; trata-se de promover uma cultura de preparação e calma face à imprevisibilidade da natureza.

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