A VOST PORTUGAL começou a acompanhar a pandemia em Janeiro de 2020.
No início da primeira vaga o governo português decidiu criar um “Gabinete de Resposta Digital à COVID-19” para o qual convidou, entre dezenas de entidades, a VOST Portugal.
O convite surgiu após uma audiência com o Secretário de Estado para a Transição Digital, feita a pedido da VOST Portugal, para apresentar a este governante o “Contract for The Web“, tarefa para a qual fomos mandatados pela Web Foundation.
O trabalho efectuado, durante a primeira ativação deste gabinete, está amplamente documentado aqui e deu origem a um louvor do Secretário de Estado para a Transição Digital, publicado em Diário da República.
A VOST Portugal terminou a sua colaboração com o Gabinete de Resposta à COVID-19 no dia 01 de junho de 2020, pelo facto de o país já não estar em estado de emergência.
A 15 de Janeiro de 2021 o governo decidiu novamente reativar o Gabinete de Resposta Digital à COVID-19, e voltou a convidar a VOST Portugal, convite que aceitámos.
Nesta segunda versão do GRD COVID-19, a VOST Portugal integra os grupos de “Dados” e de “Comunicação” de forma a sensibilizar os decisores da importância de existirem mais e melhores dados públicos, e de uma comunicação mais ativa, assertiva e transparente com todos os cidadãos, bem como contribuir com ideias e soluções baseadas na experiência de quase um ano de acompanhamento deste tema.
A monitorização das redes sociais, para um efectivo combate à desinformação, continua também a ser parte fundamental da presença neste gabinete estando a equipa da VOST Portugal em contacto permanente com as mais diversas entidades oficiais.
A nossa presença tem os mesmos moldes da presença anterior, com o mesmo espírito de cidadania e de valorização da voz de uma sociedade civil que efetivamente contribui para a mudança.