COVID-19

VOST PORTUGAL começou a acompanhar a pandemia em Janeiro de 2020.

No início da primeira vaga o governo português decidiu criar um “Gabinete de Resposta Digital à COVID-19” para o qual convidou, entre dezenas de entidades, a VOST Portugal.

O convite surgiu após uma audiência com o Secretário de Estado para a Transição Digital,  feita a pedido da VOST Portugal, para apresentar a este governante o “Contract for The Web“, tarefa para a qual fomos mandatados pela Web Foundation.

O trabalho efectuado,  durante a primeira ativação deste gabinete, está amplamente documentado aqui e deu origem a um louvor do Secretário de Estado para a Transição Digital, publicado em Diário da República.

VOST Portugal terminou a sua colaboração com o Gabinete de Resposta à COVID-19 no dia 01 de junho de 2020, pelo facto de o país já não estar em estado de emergência.

A 15 de Janeiro de 2021 o governo decidiu novamente reativar o Gabinete de Resposta Digital à COVID-19, e voltou a convidar a VOST Portugal, convite que aceitámos.

Nesta segunda versão do GRD COVID-19, a VOST Portugal integra os grupos de “Dados” e de “Comunicação” de forma a sensibilizar os decisores da importância de existirem mais e melhores dados públicos, e de uma comunicação mais ativa, assertiva e transparente com todos os cidadãos, bem como contribuir com ideias e soluções baseadas na experiência de quase um ano de acompanhamento deste tema.

A monitorização das redes sociais, para um efectivo combate à desinformação, continua também a ser parte fundamental da presença neste gabinete estando a equipa da VOST Portugal em contacto permanente com as mais diversas entidades oficiais.

A nossa presença tem os mesmos moldes da presença anterior, com o mesmo espírito de cidadania e de valorização da voz de uma sociedade civil que efetivamente contribui para a mudança.

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