Os nossos objectivos

Damos importância à disseminação da informação oficial.

O objetivo principal da VOST Portugal é o mesmo das suas congéneres europeias: ser a extensão digital de comunicação das entidades oficiais em caso de fenómenos meteorológicos ou catástrofes naturais, e ser um canal de apoio à população encaminhando as situações reportadas às autoridades competentes. Abaixo podem encontrar os nossos objectivos operacionais.

PEDAGOGIA

Usar o nosso alcance digital para criar uma cultura de partilha responsável e crítica nos nossos seguidores, dando exemplos diários de combate aos rumores que muitas vezes surgem nas redes sociais e ensinando a importância de estar atento aos canais oficiais ao ampliar a mensagem dos mesmos.

REACH OUT

Estabelecer a nossa presença através de voluntários locais em cada concelho do país ou integrados nas comunidades portuguesas no estrangeiro, para que, em caso de necessidade, estes possam servir como intermediários na comunicação de avisos nas redes sociais específicas de cada comunidade e de receptores de informação validada para a transmitir às entidades envolvidas nestes cenários, em tempo real.

PARCERIAS

O estabelecimento de parcerias com comunidades específicas é da máxima importância para que a informação que chega às populações via redes sociais seja sempre fidedigna e ofereça alternativas em caso de falha das infraestruturas. É também necessário estabelecer  parcerias com o mundo académico, onde o trabalho de voluntariado com a VOST poderá contar para o currículo do aluno.

PROTOCOLOS INSTITUCIONAIS

À semelhança das nossas congéneres mundiais, um dos grandes objectivos da VOST Portugal é o de estabelecer os protocolos necessários com a ANPC, as protecções civis locais e municipais - sendo que com algumas já estamos em conversações avançadas -, e todas as outras entidades do estado e privadas que estão envolvidas em casos de fenómenos meteorológicos adversos ou catástrofes. Neste momento a VOST Portugal já tem estabelecido um protocolo de colaboração com a Guarda Nacional republicana, e com a EDP Distribuição, fruto da colaboração com resultados bastante positivos durante o evento #LesliePT

INFOEXCLUSÃO

Um dos maiores desafios que se coloca hoje em dia é como fazer chegar a informação a todos aqueles que não são nativos digitais e que, normalmente, são de uma faixa etária superior que necessita de mais cuidados e atenção durante um FMA ou catástrofe natural. Encontrar soluções através da tecnologia e do voluntariado digital de proximidade é um dos objectivos da VOST Portugal, contando já com um projecto em fase de estruturação. Também promover uma cultura de partilha oral entre os nativos digitais e a população mais idosa, no seu entorno, usando para isso uma comunicação apelativa e moderna que coloque o foco no fazer bem e ajudar os outros que mais necessitam, é um pilar deste nosso objectivo.