Entre os dias 15 e 19 de setembro de 2024, Portugal enfrentou uma Situação de Alerta devido a condições meteorológicas extremamente adversas, marcadas por altas temperaturas e clima seco, o que elevou o risco, e o número, de incêndios rurais em Portugal Continental. Neste período foram registados no site fogos.pt, que obtém os seus dados através da API da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 1615 ignições, com um pico de 451 ignições no dia 17 de Outubro de 2024.
A área ardida total, derivada a estes incêndios, ainda não é oficial mas ultrapassará os 100,000ha.
Em resposta, no dia 16 de setembro a VOST Portugal ativou a sua operação de emergência para monitorizar e comunicar informações críticas à população.
Durante esta ativação, a prioridade da VOST foi recolher e validar dados sobre restrições de mobilidade e a evolução dos incêndios, divulgando informações úteis após serem validadas e verificadas. A primeira comunicação relevante foi publicada nas redes sociais às 08h36 do dia 16, informando o corte da A1, uma das principais vias de circulação do país.
Ao longo de cinco dias, foram partilhadas mais de 60 atualizações, com especial foco no Telegram e no X/Twitter. A comunicação incluiu também resumos das conferências de imprensa da ANEPC. Este trabalho visou fornecer informação em tempo real, de forma acessível, para quem necessitava de saber sobre as restrições de mobilidade e o estado da situação.
Estatísticas e Alcance
– VOST Portugal no Facebook: 85.763 utilizadores alcançados.
– Fogos.pt no Facebook: 677.577 utilizadores alcançados.
– VOST Portugal no Instagram: Alcance de 21.153 utilizadores.
– X/Twitter (VOST Portugal): 1,2 milhões de utilizadores alcançados, com 2.400 novos seguidores.
– Telegram: Crescimento de 5% nos seguidores do canal da VOST Portugal e 23% no canal do Fogos.pt, com picos de visualizações nos dias 16 e 17 de setembro.
App e Site Fogos.pt
Uma vez mais a app e site fogos.pt foram uma referência para todos os que quiseram obter informação sobre os incêndios que afectaram o nosso país, e os dados de uso são sinal disso mesmo.
No período entre 15 de Setembro a 19 de Setembro de 2024 estes são os dados:
- Pedidos de Informação ao Servidor: 542.17M
- Dados Transferidos: 11.4TB
- Visitas ao site: 11.8M
- Pedidos à API: 194.66M
Agradecemos, uma vez mais, à PTSERVIDOR, MAPBOX e CLOUDFLARE que nos apoiam com infraestruturas e produtos que fazem com que dar esta informação seja possível.
Observações e Pontos de Melhoria
Durante a ativação, identificámos algumas áreas que podem ser melhoradas para futuras situações de emergência:
- Fixação de mensagens importantes no Telegram para facilitar o acesso à informação mais relevante.
- Estudo de uma possível parceria com a Waze para melhorar a rapidez e precisão da divulgação de restrições de trânsito em tempo real.
- Melhoria na coordenação de publicações entre diferentes redes sociais, garantindo maior uniformidade nas plataformas, incluindo canais como Mastodon e BluSky. Para este efeito a VOST Portugal vai desenvolver, de raiz, uma solução open source que vai permitir aos seus voluntários disseminarem mensagens, para todas as redes onde o uso de uma API é permitido, através de um interface próprio e único.
A VOST continuará a avaliar as suas operações e a procurar maneiras de otimizar a resposta às necessidades da população em situações críticas, baseando-se sempre em dados oficiais e no feedback que vamos recebendo de toda a comunidade para garantir uma comunicação mais eficaz.
Para mais informações, acompanhem as nossas atualizações nos nossos canais oficiais.