LESLIE
Se com Monchique sentiu-se a necessidade, com o Leslie o impacto público foi digno de um furacão. Passado exatamente um ano de uma tragédia, a zona centro do país apanha com o furacão Leslie e notou-se, claramente, que a Proteção Civil tinha lacunas na comunicação com a população. Na primeira ativação da conta Twitter da VOSTPT, os números de seguidores e visualizações mostraram a importância da estrutura.
Como referem órgãos de comunicação social, os voluntários VOST “estiveram a tweetar toda a noite para informar os portugueses” e mais do que digitais, conseguimos ter Impacto real na colaboração com a população, seja em termos virtuais, como a coordenação de esforços com a conta da GNR no Twitter, e via o nosso sistema de gestão de informação em backoffice, para dar seguimento operacional a avisos mas igualmente no terreno, com o envio de um voluntário para responder a uma situação específica no local e contacto com as autoridades para resolver outros casos.
Com o Leslie, tudo explodiu: no Twitter, crescemos de 400 para 4000 seguidores no espaço de uma semana e no fim de semana do Leslie, a conta Twitter obtinha 1.8 milhões de visualizações. A descrição de tudo o que se passou naqueles dias está narrada pelo Marco Maia da seguinte forma:
No final desta ativação fomos convidados a fazer parte da rede VOST Europe